Um dia em Saragoça

Saragoça é uma cidade pequena e você pode conhecer tudo à pé em apenas um dia. Pode ser uma boa opção de parada entre Madri e Barcelona.
Renata Assunção

Saragoça é uma cidade pequena e fácil de conhecer. Dá para visitar, praticamente, tudo a pé, aliás, essa é uma das coisas mais legais para fazer: caminhar e se deixar perder por suas ruelas. Os principais pontos turísticos são a Catedral de Nossa Senhora do Pilar e o Palácio de La Aljafería. Mas a cidade também tem bares animados e opções que vão além do roteiro histórico. 

Roteiro de um dia

Começamos nosso passeio pela Catedral de Nossa Senhora do Pilar, o maior templo barroco da Espanha e o maior cartão postal da cidade. Diz a lenda que Maria, mãe de Jesus, teria aparecido ali sobre um pilar para o apóstolo Tiago. O pilar se encontra na Catedral, porém nós não entramos na igreja. O melhor ângulo para fazer a foto da igreja é da ponte Santiago, sobre o rio Ebro. 

Depois seguimos para conhecer o Palácio de La Aljafería, que junto a Catedral de Córdoba, o Alcázar de Sevilha e La Alhambra, de Granada, representam o legado da passagem dos árabes pela Península Ibérica. Nós já conhecíamos a Alhambra e o Alcázar e conseguimos reconhecer muitas características destes dois primeiros ali na Aljafería. Mas saiba que a parte de baixo, a mais fotografada, passou por algumas restaurações já na metade do século XX. 

Palácio de la Aljaferia
Palácio de la Aljafería – foto: Fernando Cravos

O Palácio foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Você pode alugar um áudio guia, porém, não tem em português. A visita dura cerca de uma hora. E o Palácio fecha entre 14h e 16h, a gente foi lá neste horário e tivemos que voltar depois. 

O resto do dia passamos percorrendo várias ruas, tentando puxar papo com os locais para conhecer mais sobre o estilo de vida dali.  

Em um dia em Saragoça, tentar captar melhor a cidade através de quem nela vive é uma boa estratégia, afinal essa troca cultural é uma das coisas mais legais das viagens. Uma rua super movimentada é a Alfonso I, que vai até a Plaza Del Pilar, onde fica a Catedral. 

Um lugar que só descobrimos depois de já termos ido embora e, infelizmente, não fomos conhecer mas nos disseram que é bem animado é o El Tubo, um labirinto de ruelas do centro histórico cheio de barzinhos para comer umas tapas. 

Mas se você quiser um jantar memorável e mais tranquilo em Saragoça, conheça o restaurante Aragonia, do hotel Palafox (reserve aqui no Booking.com), onde nos hospedamos. Além de ter uma comida maravilhosa, o ambiente é super aconchegante com cadeiras confortáveis e uma música clássica ao fundo. 

Veja > O que fazer em Málaga – roteiro de 3 dias

Comemos um canelone de entrada que estava divino e uma sobremesa sensacional. O nome a gente não lembra, mas o paladar foi inesquecível. Era um creme de chocolate com bolo de amêndoas e sorvete. Ótimo jeito de fechar o passeio. 

Restaurante Aragonia 1 Saragoça
Restaurante Aragonia – Saragoça

Saiba mais sobre outros destinos na Espanha.