Cinco lugares para conhecer em Lisboa
Lisboa está na moda. Não foi à toa que a cidade ganhou em 2019 o prêmio de melhor destino pelo World Travel Award, considerado uma espécie de Oscar do turismo. Quando estivemos lá, em junho de 2018, escutamos dois sons se repetindo ao longo de toda cidade: o das obras e o das malas de rodinhas dos turistas circulando por todos os cantos do Rossio e do Bairro Alto.
Com a demanda por hotéis ou apartamentos por temporada aumentando, Lisboa teve um aquecimento enorme do setor imobiliário. Prédios que estavam detonados estão sendo comprados e reformados. Ou seja, a cidade está ficando mais bonita, moderna e cheia de novidades. Neste post não queremos falar do roteiro tradicional de Lisboa – dos bondes, do Mosteiro dos Jerônimos e dos pastéis de Belém, mas dos programas que mais gostamos em nossa última visita à cidade.




LX Factory
Primeiro da nossa lista de cinco lugares para conhecer em Lisboa, a antiga Companhia de Fiação e Tecidos Lisboense, que depois deu lugar a gráfica Mirandela, entre outras empresas, atualmente virou uma mistura de galeria de arte a céu aberto com lojinhas modernas, bares e cafés. O LX Factory é um passeio imperdível!
Não deixe de entrar na livraria Ler Devagar e de ir ao gastrobar Rio Maravilha. Além de ter bebidas e comidas ótimas (experimente a bomba de bochecha de porco!), eles tiveram uma ideia super original e mantiveram alguns móveis de quando o prédio ainda era fábrica. Até o cardápio é uma cópia do cartão de ponto dos funcionários. Se conseguir ir no final do dia, a vista do terraço do Rio Maravilha no pôr do sol vale a pena!
Cevicheria do Kiko
Uma recomendação importante: é preciso ter paciência, tá? A cevicheria do chef Kiko é pequena e está super badalada. Ou seja, provavelmente você terá que esperar para comer. Mas prometemos que vale a pena. Os peixes são ótimos e as combinações que ele criou são super criativas e saborosas.
O chef tem outros restaurantes em Lisboa e ficou super conhecido depois de participar de alguns programas de TV. Antes disso ele passou um ano viajando o mundo com sua mulher e sentando à mesa com famílias de 26 países diferentes. A experiência virou livro, chama-se: Comer o mundo!


Veja > Conheça o restaurante mais incrível do Algarve
Parque das Nações
Essa é a parte mais moderna de Lisboa. A antiga área industrial foi revitalizada. Tem um shopping grande, um teleférico, um Oceanário que é considerado um dos melhores do mundo (a gente não conheceu) e até obra do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, o mesmo que fez o museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Ele foi responsável pela execução da Gare do Oriente, a estação ferroviária e rodoviária mais importante de Lisboa.
Se tiver um tempinho para almoçar, indicamos o restaurante Cantinho do Avillez. O Avillez é também um chef de cozinha famoso em Lisboa, ele tem vários restaurantes espalhados pela cidade. A entradinha de vieiras com abacate é maravilhosa!
Casa Fernando Pessoa
Se você gosta de poesia, conhecer a casa do poeta mais famoso de Portugal (e do mundo) é um programa ótimo. A casa Fernando Pessoa é um espaço cultural que oferece aula de poesia, faz saraus e exposições, entre outros. Ali viveu Fernando Pessoa em seus últimos anos de vida e a gente pode visitar a reconstrução de seu quarto e uma sala multimídia com jogos interativos sobre o poeta.

Veja também > 10 coisas para ver e fazer em Lisboa em visitportugal.com
Solar dos Presuntos
Fechando a lista dos cinco lugares para conhecer em Lisboa, vem uma dica das mais tradicionais da cidade. O Solar dos Presuntos. O restaurante do seu Evaristo tem mais de 40 anos (foi inaugurado em 1974) e oferece pratos maravilhosos da culinária portuguesa. A gente adora iniciar nossa viagem indo ao Solar, é um jeito aconchegante e saboroso de dizer: cheguei à terrinha.
Sempre começamos com o queijo de azeitão, um queijo de ovelha português que é sensacional e depois comemos o cabrito ao forno com batatas. Vinho nacional para acompanhar, claro.