O aeroporto de Frankfurt am Main é a principal porta de entrada para a Alemanha, sendo o terceiro maior aeroporto da Europa e o sétimo maior do mundo. Por isso, muitos turistas acabam aproveitando a escala na cidade e ficam um ou dois dias para conhecer este famoso centro financeiro mundial. E se surpreendem. Porque, além da importância econômica, Frankfurt é uma cidade vibrante, animada, jovem, cheia de programação cultural e gastronômica, tudo isso dentro de um pequeno centro histórico que te convida a fazer tudo a pé. Confira os principais pontos turísticos desta cidade que tem mais de mil anos de história.

1 – Praça Römerplatz

É o principal cartão postal da cidade, com vários exemplares da arquitetura enxaimel. Mas não se engane, os prédios não são tão antigos quanto parecem, pois tiveram de ser reconstruídos após a Segunda Guerra Mundial, quando todo o centro histórico foi bombardeado. O único prédio original, a Haus Wertheim, erguida no século 15, fica na rua Fahrtor e é um restaurante histórico onde você pode comer pratos da culinária local e experimentar o tradicional Apfelwein (vinho de maçã).

Na praça fica a sede da prefeitura e suas fachadas góticas são um símbolo de Frankfurt. Em frente ao prédio, você verá a Fonte da Justiça, que na época do Sacro Império Romano-Germânico, ao invés de água, jorrava vinho em ocasiões especiais como a coroação dos imperadores.


2 – Paulskirche – O que fazer em Frankfurt

Próxima a praça Römerber você verá a Igreja de São Paulo que é um símbolo da democracia na Alemanha, pois foi ali que o primeiro Parlamento eleito no país se reuniu. A igreja foi construída entre 1789 e 1833 mas também foi destruída pelos bombardeios da Segunda Guerra Mundial e posteriormente restaurada.


Veja também > Paris: o que visitar, onde comer e onde se hospedar
3 – Casa de Goethe
Para os fãs de um dos mais importantes escritores da língua alemã e do romantismo europeu, Johann Wolfgang von Goethe, vale a pena visitar o museu localizado na casa onde viveu o escritor. O prédio foi bombardeado na Segunda Guerra Mundial e o que vemos hoje é a restauração, mas muitos móveis foram conservados, entre eles a escrivaninha que Goethe usava para escrever. A casa tem quatro andares, vários quartos, cozinha, biblioteca, entre outros. Para mais informações, veja o site oficial AQUI.




4 – Compras – O que fazer em Frankfurt
Bem no centro histórico a Zeil é a rua comercial com maior volume de vendas da Alemanha. Ali você também encontra um shopping, o My Zeil, que tem uma boa variedade de ofertas. Para quem gosta de marcas exclusivas, a rua Goethestrasse é a mais indicada.
5 – Eventos Culturais

Frankfurt tem uma vida cultural super agitada, influenciada, talvez, pelos cerca de 45 mil estudantes universitários que moram na cidade. Mas não são apenas eles, vimos pessoas de todas as idades curtindo eventos quando estivemos por lá. Da última vez, por acaso, voltando para o hotel, nos deparamos com um show na praça e descobrimos que estava rolando um festival de vinho. Na vez anterior aproveitamos uma feira gastronômica na Grobe Bockenheimer Strasse. Quando estiver por lá, vale a pena dar uma olhada nos jornais ou perguntar na recepção do seu hotel qual a programação da semana.
Mais sobre a Alemanha: